Quero me filiar a OCB/AL – Sistema OCB/AL

Quero me filiar a OCB/AL

PROCEDIMENTOS BÁSICOS

1 – Reunião de um grupo de pessoas interessadas em criar a cooperativa, com as seguintes finalidades:
a) Determinar os objetivos da cooperativa;
b) Escolher uma comissão para tratar das providências necessárias criação da cooperativa, com indicação de um coordenador dos trabalhos.

2 – Realizar reuniões com todos os interessados em participar da cooperativa, a fim de verificar as condições mínimas necessárias para que a cooperativa seja viável. Achar respostas para os seguintes questionamentos:
a) A necessidade é sentida por todos os interessados?
b) A cooperativa é a solução mais adequada? Ou uma associação poderia ser o primeiro passo?
c) Já existe alguma cooperativa na redondeza que poderia satisfazer aos interessados?
d) Os interessados estão dispostos a entrar com o capital necessário para viabilizar a cooperativa?
e) O volume de negócios é suficiente para que os cooperados tenham benefícios?
f) Os interessados estão dispostos a operar integralmente com a cooperativa?
g) A cooperativa terá condições de contratar pessoal qualificado para administrá-la e um contador para fazer a contabilidade, que tem características específicas?

3 – A Comissão deve procurar o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas – OCB, para solicitar as orientações necessárias constituição da coopertiva.

4 – A Comissão elabora uma proposta de Estatuto e o Estudo de Viabilidade Econômica da cooperativa (modelo de Estatuto e do Estado de Viabilidade disponível na OCB, ou na INTERNET:http://www.ocb.org.br).

5 – A Comissão distribui para os interessados uma cópia da proposta de Estatuto e do Estudo de Viabilidade para que a estudem, e realiza reuniões com as pessoas interessadas para discussão de todos os itens da proposta de Estatuto e do Estudo de Viabilidade.

6 – A Comissão define primeiro o perfil da pessoa a ocupar cada cargo eletivo na cooperativa e depois sonda possíveis ocupantes, para então averiguar a capacitação e o interesse deles em ocupar o respectivo cargo, considerando que esses cargos não são remunerados, e sim pagos mediante um “pro labore”. Para os cargos executivos devem ser contratados, no mercado, executivos com capacitação cooperativista e profissional, de preferência sem parentesco com membros do quadro social.

7 – A Comissão convoca as pessoas interessadas para Assembléia Geral de Constituição (Fundação) da cooperativa, em hora e local determinados, com bastante antecedência, afixando o aviso de convocação em locais freqüentados pelos interessados.

8 – Antes da reunião para constituição da cooperativa deverão ser obedecidas as seguintes etapas:

  • O grupo interessado terá que participar de um curso básico de Cooperativismo (informações na OCB);
  • O Estatuto e o Estudo de Viabilidade Econômica Financeira da cooperativa, deve ser analisado pela OCB com emissão de parecer;

9 – Realização da Assembléia Geral de Constituição da Cooperativa, com a participação dos interessados (mínimo 20 pessoas).

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Definido o local de funcionamento da cooperativa, os documentos são:

1 – Relação dos cooperados fundadores:

  • Nome/Nacionalidade
  • Estado civil/Qualificação profissional

2 – Cópia autenticada do comprovante de Endereço , RG, e CNPJ

3 – Definir a formação do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Conselho Ético, conforme o ramo da cooperativa, bem como o período de mandato.

4 – Após a elaboração dos Estatutos e do Estudo de Viabilidade, aprovado na Assembléia Geral de Constituição, quando todos assinam as 3 vias da ata de constituição e do Estatuto, apresenta OCB que emite parecer para encaminhamento Junta Comercial.

5 – Registros obrigatórios:

  • Junta Comercial
  • Receita Federal, OCB e outros, conforme o ramo.
  • Prefeitura
  • Secretária da Fazenda
  • INSS, etc

REGISTRO DA COOPERATIVA NA OCB

  • 02 (duas) vias da ficha cadastral anexa, devidamente preenchidas.
  • 02 (dois) exemplares do Estatuto Social. (Registrado Junta Comercial – exceto as Cooperativas escolares)
  • 02 (duas) vias da Ata de Constituição. (Registrado Junta Comercial – exceto as Cooperativas Escolares)
  • 02 (duas) cópias do cartão CNPJ da Cooperativa.
  • 02 (duas) cópias do balanço patrimonial, demonstrativo do resultado e relatório do conselho administrativo ou Diretoria, referente ao período de funcionamento da Cooperativa, e ata da A.G.O. que aprovou cada um dos balanços encerrados em 31 de dezembro do ano do exercício.
  • 02 (duas) cópias autenticadas e autorizadas para funcionar, emitidas pelo Banco Central do Brasil – BACEN – no caso de Cooperativa de Crédito.

COMO SE ASSOCIAR A OCB

Para se registrar na OCB, de acordo com a exigência do capítulo do artigo 107, da lei 5.764/71 a seguir transcrito, deve-se preencher o modelo abaixo e encaminhar para a OCB os documentos em anexo para análise.

Art. 107 – As cooperativas são obrigadas, para seu funcionamento, a registrar-se na Organização das Cooperativas Brasileiras ou na entidade estadual se houver, mediante a apresentação dos Estatutos Sociais e suas alterações posteriores.

Modelo de Carta

Ilmo. Sr.

Presidente da

Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas – OCB

Cooperativa :

Sediada em :

À rua :

CEP :

Por seu Diretor-Presidente, devidamente autorizado, vem requerer, conforme preceitua o Artigo 107 da Lei 5.764 de 16 de dezembro de 1971, seu registro no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas – OCB.

Nestes termos, pede deferimento.

(cidade, (AL), data)

Carimbo da Cooperativa ou Assinatura do Presidente
Documentos a Anexar

  • Uma cópia do Estatuto Social (Registrado Junta Comercial – exceto as Cooperativas escolares);
  • Duas vias da Ata de Constituição. (Registrado Junta Comercial );
  • Uma cópia do cartão do CNPJ da Cooperativa;
  • Duas cópias autenticadas e autorizadas para funcionar, emitidas pelo Banco Central do Brasil – BACEN, no caso de Cooperativa de Crédito;
  • Uma cópia da publicação no D.O.E do extrato de Estatuto e Ata.
RODAPÉ-->
  • Endereço: Av. Governador Lamenha Filho,1880 - Feitosa
  • Fone: (82)2122-9494 - E-mail: secretaria@ocb-al.coop.br